Unidos contra a paralisia infantil

Estima-se que três em cada dez bebês brasileiros nascidos em 2021 não tomaram as doses da vacina intramuscular contra a Pólio, previstas para os dois, quatro e seis meses de idade. A proteção contra a doença também requer doses em gotinhas aos 15 meses e aos quatro anos de idade. A preocupação com o baixo índice vacinal contra a poliomielite foi um dos temas abordados durante o Seminário Distrital da Pólio do Distrito 4780, realizado na noite de segunda-feira, 22. Mais de 100 pessoas acompanharam de forma remota as temáticas apresentadas pelos convidados.

O Coordenador da Área 29, Pedro Durão abordou "O Panorama da Pólio no Mundo" e o Coordenador da Área 31, Nestor Amarilho falou sobre "A Importância do Engajamento dos Clubes para a Pólio não voltar ao Brasil". Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, somente 54% das crianças completaram o esquema vacinal no ano passado, enquanto a meta que deve ser atingida para garantir a imunidade coletiva é de 95% das crianças vacinadas. Link da gravação no YOUTUBE do Distrito ... https://youtu.be/qm8_16hNMVM

O Brasil tem registrado queda de coberturas vacinais desde 2015. No caso da poliomielite, a preocupação de pesquisadores é que o movimento de queda coincide com o ressurgimento de casos em locais em que a doença já estava erradicada, como Estados Unidos, Malawi e Israel. No Brasil, o último caso confirmado foi em 1989. A erradicação da Pólio no mundo é uma causa global do Rotary e a baixa cobertura vacinal coloca em risco a meta da instituição e dos parceiros. 

Para melhorar esse cenário, começou em 8 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, e, no último sábado, foi realizado o Dia D de Mobilização, quando os clubes do Distrito 4780 realizaram ações em suas comunidades. A Coordenadora da Comissão Distrital Pólio Plus do Distrito 4780, Cledinara Salazar apresentou o cenário de vacinação nos municípios de abrangência do Distrito 4780. E, segundo ela, mesmo com o sucesso na mobilização dos clubes, restam muitas crianças a serem vacinadas.

Cledinara pediu aos clubes que sigam acompanhando o índice de vacinação em suas cidades, assim como realizando ações de conscientização. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação do Ministério da Saúde segue até 9 de setembro. Cledinara também lembrou que os clubes já podem cadastrar as ações da Campanha de Vacinação como evento do Dia D. Cada clube poderá cadastrar somente um evento, igual ao ano passado. Houve uma mudança neste ano e os eventos só poderão ser cadastrados até 13 de outubro no link https://www.endpolio.org/pt/register-your-event

 

Fotos

Localizar site dos clubes