Vacina contar a Pólio

por Rotary Club de Cachoeira do Sul-Arrozais

VACINA CONTRA A POLIOMIELITE: O JOGO DE MUDANÇA DE JONAS SALK PARA UMA NAÇÃO EM PÂNICO

Dr. Jonas Salk estava tão certo de que sua vacina funcionaria com segurança para impedir um vírus que causasse paralisia, ele testou em si mesmo e em sua própria família.

Autor: Travis Pittman e Spencer Bruttig


A pólio causou pânico em todo o país no meio do século 20, com surtos incapacitando ou paralisando uma média de 35.000 pessoas nos EUA a cada ano, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças . Os pais temiam deixar seus filhos fora e quarentenas foram impostas em áreas onde ocorreram surtos de pólio.

Em 1953, o Dr. Jonas Edward Salk anunciou ao mundo que ele estava testando uma vacina em sua própria família que provaria ser um divisor de águas.

O CDC diz que a pólio - mais especificamente conhecida como poliomielite paralítica - "é uma doença infecciosa paralisante e potencialmente fatal. É causada pelo poliovírus. O vírus se espalha de pessoa para pessoa e pode invadir o cérebro e a medula espinhal de uma pessoa infectada, causando paralisia." Por causa disso, os hospitais estabeleceram salas onde algumas crianças tinham que viver em máquinas de pulmão de ferro para sobreviver.

Salk teve uma ideia contrária à opinião científica popular, segundo o Instituto Salk . Ele acreditava que o uso de um poliovírus "morto" poderia imunizar com segurança pessoas sem risco de infecção. Ele estava tão confiante em sua vacina que ele testou em si mesmo e sua própria esposa e filhos. Em 26 de março de 1953, Salk foi à rádio nacional para anunciar que os testes estavam em andamento.

Salk e sua família desenvolveram anticorpos contra a poliomielite sem reações adversas.

Depois que o teste nacional começou em 1954, a vacina de Salk foi anunciada como sucesso em 12 de abril de 1955. A fabricação generalizada começou e, de acordo com o Instituto Salk, o número médio de casos de poliomielite caiu para 910 em 1962. Hoje, é praticamente inexistente na maior parte do mundo, de acordo com a National Geographic.

Salk poderia ter ganho uma fortuna por sua vacina, mas ele buscou o bem maior e nunca o patenteou, de acordo com o Instituto Salk.

Ele também tentou encontrar uma vacina para o HIV, o vírus que causa a AIDS. Embora ele não tivesse a condição, ele anunciou em 1991 que faria o mesmo com sua vacina contra a poliomielite - ele testaria isso em si mesmo. Antes que ele pudesse concluir seu trabalho, Salk morreu em 23 de junho de 1995 aos 80 anos.

Localizar site dos clubes