Club de
Bagé-Integração

A vulnerabilidade dos catadores de materiais recicláveis

Postado em: 28/08/2022 por Rotary Club de Santo Antônio de Jesus

Área de enfoque
Desenvolvimento econômico comunitário

Introdução

"Os catadores de materiais recicláveis sofrem uma série de problemas, correm o risco de serem contaminados por alguma doença em meio ao lixo, vivem na linha da pobreza extrema." diz Vitor Diniz jornalista.

"O catador de materiais recicláveis tem uma importante atuação ambiental, e o quanto eles trabalham não só para prover o próprio sustento, mas também para manter a cidade limpa." disse o Professor Rodrigo de jornalismo na UNINTER

De acordo com o Programa Nacional para Amostras em Domicílios –PND, órgão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE, no ano de 2002 haviam 200 mil catadores trabalhando em todo o país, entretanto, segundo dados da Associação do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE) apontaram em 1998 cerca de 800 mil trabalhadores organizados em Cooperativas e Associações criando  um movimento na busca de legitimidade da profissão.

Diante desse fato e do abandono desse contingente de trabalhadores por parte da população, pensadores se debruçaram sobre esse problema, dos quais incluo algumas citações, “é sabido que os trabalhadores que exercem essa profissão são autônomos e sem nenhuma proteção, quer trabalhista ou de assistência médica, muitas vezes sem noção dos riscos à saúde, o que os torna excluídos da sociedade”. (LAURELL E NÓBREGA, 1988, p.63). Fato relevante a ser considerado nesse estudo se refere a questão psicossocial. Segundo Gresser e Zeni “a história de vida dos catadores de materiais recicláveis é marcada pela vergonha, pela humilhação e exclusão social; sua ocupação é sentida desqualificada e carece de reconhecimento da sociedade”. (2004, p.4)

Com toda a sorte de substâncias nocivas à saúde do trabalhador que atua em área degradada, Ferreira e Anjos (2001) realizaram um estudo sobre o tema e classificaram os agentes causadores de doenças a que estão submetidos esses indivíduos, são eles: Agentes físicos, materiais perfurantes, ruídos excessivos e exposição ao sol, e ao frio. Agentes químicos: gases emanados dos resíduos, poeira, fumaça e monóxido de carbono, líquidos emanados de baterias, óleos e graxa, tinta, produtos de limpeza, cosméticos, aerossóis, materiais pesados como o chumbo, o cádmio e o mercúrio. Agentes ergonômicos, posturas forçadas e incômodas.

Diante disso e vendo esses trabalhadores e porque não dizer cuidadores do meio ambiente necessitam de equipamentos que visem protejeto-los, seja no processo de captação ou no processo de separação ou ainda no manuseio dos equipamentos como prensas, etc. A ACRB em Santo Antonio de Jesus não possui convênios com orgãos públicos e trabalham sem nenhum equipamento especial, encontramos alguns que já sofreram algum tipo de acidente e visaram em utilizar alguma algo que protegessem-os, a proposta do Rotary Club de Santo Antonio de Jesus é comprar equipamentos de proteção individual(EPIs) necessários para os processos da associação, afim de dar uma melhor qualidade no trabalho desses guerreiros do meio ambiente, evitando risco de acidentes e contaminações conforme descrito.

"Temos 35 catadores (as) na associação trabalhando em meio a diversos problemas oriundo da coleta de Materiais Recicláveis em meio a uma crescente do quantitativo e características de novos produtos fruto da crescente infiltração dos importados.
Os pais e mães de famílias vinculado a associação ACRB atuam tanto nas ruas e bairros da cidade como também na usina de triagem executando todo o processo de, triagem, pesagem, prensagem e armazenamento. Recentemente um operário por não está c/ calçado adequado machucou o dedão.
Isto tudo sem contar que estamos vivendo uma pandemia onde infelizmente são os Catadores que na maioria das vezes compõe a linha de frente com muita exposição devido a necessidade de levarem comida prá casa." pontuou Renilton presidente da ACRB

Compras de equipamentos como, luvas, botas, capacetes, máscaras etc.

 

Quem

ACRB - Associação de Catadores do Recôncavo Baiano e famílias de Santo Antonio de Jesus

O quê

EPI´s para associados se protejetem de acidentes e contaminações, proviniente ao manuseio do "lixo"

Onde

Na cidade de Santo Antonio de Jesus

Quando

No que se trata de equipamento de segurança a compra será imediatamente após o recebimento do recurso proviniente deste projeto.

Pessoas Beneficiadas
35


 
Reuniões Sextas-Feiras | 17:00
Av. Mal. Floriano,, 1456 Cep: 96400-010